2021,

terça-feira, 21 de setembro de 2021

Como funcionam as tendências de moda

 

como funciona as tendências de moda
Foto: Ogo (Reprodução/Pexels)

De onde vem as tendências de moda? Confira:


Uma dúvida que sempre surge entre a galera que ama acompanhar tudo sobre moda é: como funcionam as tendências de moda? E hoje estou aqui para tirar esta dúvida, algo que tinha até estudar sobre no curso de Produção de Moda e Styling e Coolhunting.

As tendências são instrumentos de identificação de desejo, comportamento e consumo da sociedade.

O personagem principal disso tudo é o profissional de coolhunting, o cool hunter. Ele basicamente vai atrás de tendências, que no qual, estuda o comportamento humano e novidades que podem ser interessantes para o mercado da moda (hoje em dia existe nas áreas de publicidade, alimentos etc). Escrevi uma matéria bacana sobre no Lab Dicas Jornalismo, confira:


A profissão de coolhunter surgiu na década de 1990, cujo as áreas principais eram moda e design. Seu material de pesquisa em especial é uma câmera fotográfica, bloco de papel e caneta, e ele precisa ser um bom observador. 


Logo após realizar sua pesquisa, ele coleta suas análises para definir o que é notável para o mercado como por exemplo: que cores as pessoas estão usando, seu comportamento, tecido, peças etc.


+ Leia também: As cores que vão dominar o street style em 2021/2022


tendências de moda
Foto: Sabrina Kennelly (Reprodução/Pexels)


Como citei na matéria publicada no Lab Dicas Jornalismo, existem inúmeras empresas que realizam o trabalho de coolhunting, como por exemplo: Clémentine Paris, WGSN, Fashion Snoops, Catchwalk entre outros.


A tendência nas ruas


Através do olhar do coolhunter, ou até mesmo de algum profissional da área que tenha uma antena para detectar tendências, é notável quais são as roupas, acessórios, maquiagens, cabelos, calçados que as pessoas estão usando nas ruas, principalmente quando é mais de uma usando as mesmas peças, que tenha um potencial para ser a próxima tendência de moda.


Bubble Up e Trickle Down


Dois termos importantíssimos para entendermos como funciona as tendências. O Tricle Down é quando as propostas apresentadas nas passarelas chegam ao público, através de influencers, jornalistas, revistas de moda, chegando nas lojas de departamento, onde todos possam consumir. O Bubble Up é quando as tendências surgem a partir das ruas, o famoso street style


tendências
Foto: Tim Douglas (Reprodução/Pexels)

Os tipos de tendências


Existem dois tipos de tendências, a microtendência e a macrotendência. As macrotendências são quando uma determinada tendência permanece por um grande período de tempo (meses, anos e décadas) entre a sociedade. Um exemplo disso são peças em jeans.


Já as microtendências é uma tendência passageira, que possuem uma duração muito curta. Um exemplo disso são itens ou peças que são modinhas num determinado tempo.


Quem lança as tendências de moda?


Geralmente são pessoas influentes na moda, as grifes, revistas, redes sociais e as ruas. Nas ruas, quem dita tendência são as it-girls e fashionistas.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


E aí, o que você achou? Lembrando que algumas fotos foram encontradas no Pinterest, caso encontre uma foto sua aqui, por favor entre em contato para dar os devidos créditos ou fazer a remoção. Bom é isso, espero que tenha gostado e desejo uma ótima semana para você. 

Se curtiu o post, deixe um comentário e se quiser entrar em contato comigo para fazer alguma sugestão de post ou até mesmo pedir conselhos, é só clicar em Contato e me enviar um e-mail. 

AH! E não esqueça de curtir a fanpage no Facebook e seguir no Instagram (@blogheyflavia) para ficar sabendo dos posts novos e novidades do blog. E siga no twitter (@blogheyflavia). Clique AQUI para curtir a fanpage do blog! Beijos ;*

Nenhum comentário

Postar um comentário

Obrigada por ler este conteúdo do blog e deixar seu comentário. É muito importante receber o seu feedback.
OBSERVAÇÕES:
- Deixe o link do seu blog para eu conhecer.
- Marque a opção "notifica-me" para você saber quando eu responder seu comentário.
- É proibido qualquer tipo de comentário ofensivo.
- Qualquer sugestão a ser feita, entre em contato.

Seja bem vinda(o) e volte sempre!