2019,

quinta-feira, 16 de maio de 2019

Resenha literária: Pressa De Ser Feliz

Fotografia autorial: Flávia Pereira/Blog Hey Flávia

Se você preferir, ouça o conteúdo do post:


Heeey, tudo bem com você? Espero que sim. Depois de alguns anos sem escrever resenhas literárias, decidi escrever sobre as minhas leituras deste ano, exceto pela de hoje, que é uma leitura do ano passado. O livro se chama "Pressa De Ser Feliz: crônicas de um ansioso" do autor Matheus Rocha. Para quem leu o último post desta tag de livros aqui no blog, sabe que este livro estava na lista do 5 Livros para ler neste semestre (2018) 

Para quem não sabe, no dia 06 de maio do ano passado, ocorreu o lançamento deste livro na Livraria Cultura, que fica localizada na Avenida Paulista aqui em São Paulo. Na tarde de autógrafos, Matheus bateu um papo com seus leitores, que no qual, teve relatos emocionantes de pessoas que convivem com a ansiedade e eu me identifiquei com alguns relatos, pois também convivo com a ansiedade durante anos, mas isso é assunto para outra ocasião.

Obs: Em 2017, realizei um livro-reportagem para o meu TCC na faculdade de jornalismo, sobre Jovens Escritores da Internet e o Matheus Rocha foi um dos meus entrevistados. Em breve falarei mais sobre o meu livro.

Com outras leituras na frente, comecei a ler o livro no dia 03 de outubro de 2018 e finalizei no dia nove de novembro do mesmo ano. O livro com toda a certeza confortou o meu coração e fiz bastante marcações no decorrer da leitura. Por ser um livro de crônica, a resenha será curta. Então, vamos começar a resenha?

Foto autoral

Título: Pressa de ser feliz
Autor: Matheus Rocha
Editora: Planeta do Brasil
Páginas: 208
Ano de lançamento: 2018

SINOPSE: Matheus Rocha, autor do blog Neologismo, gosta de falar sobre a vida. E a vida tem dessas coisas: paixões, relacionamentos desencontrados e amores que marcam o coração. Ele acha, de verdade, que esse mundo pode ser um lugar bem legal pra se viver, e sonha em abraçar as pessoas por meio de suas palavras. 

Em "Pressa de ser feliz", reuniu crônicas do cotidiano de um ansioso. É a experiência de alguém que, como todo mundo, aprende pouco a pouco a lidar com as loucuras da vida e com a urgência da felicidade.

RESENHA: Esse livro como diz o próprio autor, tem como objetivo ser seu amigo. E durante um mês em que eu li, senti que suas palavras me abraçavam a cada aperto no coração. São mais de 150 páginas com crônicas do Matheus relatando momentos em que a ansiedade esteve presente em sua vida de uma forma leve, como se o autor estivesse conversando cara a cara com você. 

A ansiedade é uma doença, que infelizmente nos dias de hoje é encarada como "frescura" ou "drama" por parte da vítima. Mas, a nossa saúde mental precisa de mais atenção, pois a sociedade está cada vez mais doente. Segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), só no Brasil, são 322 milhões de pessoas que sofrem de ansiedade e depressão. Ansiedade e depressão são doenças e precisamos encarar isso com seriedade.

Esta doença tem se tornado algo comum entre algumas pessoas. Não é fácil conviver com ela, mas é possível controlá-la e o recomendável é sempre procurar ajuda. Consulte um psicologo ou converse com alguém de confiança, mas é importante ter um acompanhamento médico.

"Meu conselho para você é: siga sua intuição. Dê mais ouvidos a ela e ligue menos para as críticas das pessoas, principalmente as que não acreditarem no seu sonho. Elas se acham especialistas quando se trata da vida alheia, mas não conseguem sequer resolver os próprios problemas. A obrigação de se fazer feliz é sua."
— Matheus Rocha


E na tarde de autógrafos, Matheus deixou bem claro que, ele não é um especialista no assunto, mas que para escrever seu livro, consultou profissionais. Matheus também sofre com a ansiedade e transmite isso com suas palavras em cada crônica. A leitura é bem leve e no inicio de cada texto, contém ilustrações com frases inspiradoras e motivadoras. 

Foto autoral

O livro é divido em três partes: começos, meios e fins. E, antes de começar cada parte do livro, ele inseriu uma lista com itens de coisas que ele começou a fazer para lidar com a ansiedade. Abrace esse livro como se ele fosse um amigo, pois as palavras de Matheus te conforta a cada linha e te ajuda a visualizar cada situação vivenciada por ele. Houve até momentos em que eu ri, por me identificar com cada caso. Fiz até anotações em algumas páginas, para poder ler novamente.

Foto autoral

A experiência que eu tive com esse livro foi ótima e me senti acolhida, as palavras do Matheus aqueceram o meu coração, pelo simples fato de eu sofrer com ansiedade também. Claro que, cada um terá uma percepção diferente, mas, é um livro que eu recomendo. Você pode lê-lo no seu tempo, sem preocupações. 

Tem um post aqui no blog em que, eu dou 11 dicas para você se sentir bem caso você precise de conselhos. Mas, nunca descarte a opção de procurar a ajuda de um psicologo. Não tenha vergonha disso, é importante fazer terapia.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Então, o que você achou? Tem algum livro para me recomenda? Deixe nos comentários. Bom é isso, espero que tenha gostado e desejo um ótimo final de semana. Se curtiu o post, deixe um comentário e se quiser entrar em contato comigo para pedir alguma sugestão de post ou até mesmo pedir conselhos, é só clicar em Contato e me enviar um e-mail. AH! E não esqueça de curtir a fanpage para ficar sabendo des posts novos e novidades do blog. E me siga no twitter. Clique AQUI para curtir a fanpage do blog! Xoxo ;*

Nenhum comentário

Postar um comentário

Obrigada por ler este conteúdo do blog e deixar seu comentário. É muito importante receber o seu feedback.
OBSERVAÇÕES:
- Deixe o link do seu blog para eu conhecer.
- Marque a opção "notifica-me" para você saber quando eu responder seu comentário.
- É proibido qualquer tipo de comentário ofensivo.
- Qualquer sugestão a ser feita, entre em contato.

Seja bem vinda(o) e volte sempre!