2021,

segunda-feira, 24 de maio de 2021

A falta de fidelidade à moda das décadas no cinema e televisão

 

Fidelidade da moda de décadas no cinema e televisão

Filmes e séries que se passam em décadas antigas com figurinos atuais. Falta de estudo ou uma jogada comercial?


Sabemos que existem muitas produções cinematográficas que retratam histórias de décadas passadas. O que mais fascina, é quando conseguem criar todo um ambiente fiel àquela época, sejam em roupas, propagandas, músicas, cenários, falas, costumes etc.  Séries como "O Gambito da Rainha", "Stranger Things", "That's 70s Show" e o filme "Sing Street" foram leais aos trajes da era, despertando tendências para os dias de hoje. 

Mas, e quando não fazem isso? E quando assistimos alguma série ou filme que se passa em uma determinada década, com um figurino todo contemporâneo?

Foto: Filme "Sing Street"

Ao se tratar de moda, há muitos filmes e séries que ao abordar sobre uma década específica, é nítido que não houve uma "pesquisa" sobre o modo de se vestir ou os costumes. É comum ver, por exemplo, pessoas com roupas e penteados da atualidade, em uma produção ambientada nos anos 60,70,80 e 90. 

Outro exemplo é a série "The Americans", que se passa nos anos 80 e o figurino do casal principal não lembra nada daquela época. E tem o filme "Dirty Dancing", que no qual, a história se passa nos anos 60 e o figurino todo é da década de 80.

Cena do filme "Dirty Dancing", em que a personagem Baby usa um figurino dos anos 80 na década de 60.

Vale ressaltar que isto não é uma crítica à equipe de figurino destas produções, mas sim, algo em que precisamos ficar atentos, é algo que desperta a dúvida. É a mesma sensação quando criam um post: "Moda dos anos 90" com peças da década de 80. Sabemos que está errado.

É bacana, para nós amantes da moda, ver como eram os looks daquela época, como era o comportamento (pois moda e comportamento andam lado a lado), make e cabelo. Para quem pesquisa e estuda moda e tendência, é importante também ter conhecimento sobre a história da moda. A grande maioria acerta ao retratar uma determinada época. Qual seria a diferença de uma produção que acerta  para uma que erra? Já sabemos a resposta: pesquisa.

A série "Freaks and Geeks" se passa na década de 70, porém os figurinos são da década de 90.

A estilista, professora de Produção de Moda e criadora do Curso de Moda e Cinema em New York, Léia Marinho, diz que, quando a gente está falando de uma determinada década numa produção, é necessário entender o objetivo desta. Vamos supor que seja uma novela de época, ela tem que ser retratada o mais fiel possível, porque ela quer passar para o público que aquilo está acontecendo naquela década. Já num editorial de moda, podemos apenas nos inspirar naquela década e utilizar alguns elementos.

Cena do filme "Vidas À Deriva" em que se passa nos anos 80 e os personagens usam roupas "atuais".

Questionei Léia sobre o caso de filmes como "Dirty Dancing", que se passa em 1963 e os personagens usam vestuários e penteados da década de 80, ou seja, totalmente fora do contexto. Segundo ela, existem em muitos casos a falta de pesquisa por parte da equipe de figurino. A Baby (Jennifer Grey), personagem principal do filme em uma cena, usa um shorts jeans que só foi lançado 20 anos depois, no caso, nos anos 80.

Outra cena do filme "Dirty Dancing" em que os personagens usam figurinos da década de 80.

Ela cita mais exemplos de erros em filmes, como por exemplo, o filme "Capitão América: O Primeiro Vingador", em que o personagem Jim Morita (Kenneth Choi) usa um fone Red 7 durante a Segunda Guerra Mundial, um objeto lançado apenas nos anos 2000.

Jim Morita usando um Red 7 na Segunda Guerra Mundial.


Léia disse que não descarta a possibilidade de ser uma jogada comercial. Ela afirma que pode aparecer, de repente, um patrocinador do filme — alguém que quer colocar uma determinada peça na produção — e o figurinista acredita que aquilo cabe no vestuário, até porque uma produção cinematográfica precisa de investimentos bilionários, então uma produtora não descartaria um patrocínio por conta de algum detalhe do figurino.

A série  "Reign", por exemplo se passa no ano de 1500 e os figurinos são modernos demais para aquela época, isso porque, o objetivo é "vender" aquelas peças e não retratar um vestuário histórico.

Figurino comercial para uma produção que retrata o ano de 1600. 

Mesmo que seja algum patrocinador que queria inserir sua peça no filme, não poderia produzir algo que tenha haver com a época retratada no filme ou série? A série "The Vampire Diaries" por exemplo, retrata as décadas de uma forma fiel, nos teles transportando para uma determinada época. Já a série "Cold Case" já teve alguns erros de figurino em alguns episódios.

Segundo Léia, é sempre importante olhar os dois lados. Além dos erros de pesquisa, a equipe de figurino fica muito tempo — até anos — pesquisando para desenvolver o vestuário. Às vezes, surge uma ideia durante a gravação de uma cena e acabam por adaptar o roteiro. Só quem está no dia-a-dia no set que sabe o que acontece, ou seja, só quem participou do processo que terá estas respostas.

Pode ser falta de pesquisa, falta de tempo ou jogada comercial, o ideal é mostrar para o público uma época de forma fiel, isso desperta interesse e encantamento do telespectador.

Qual é a sua opinião sobre estas produções que não são fieis? 

Entrevista realizada com Léia Marinho:


Instagram: @leia_marinho_
LinkedIn:https://www.linkedin.com/in/l%C3%A9ia-marinho-a04055177/
Site: https://leiamarinho.com.br/
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

E aí, o que você achou? Lembrando que algumas fotos foram encontradas no Pinterest, caso encontre uma foto sua aqui, por favor entre em contato para dar os devidos créditos ou fazer a remoção. Bom é isso, espero que tenha gostado e desejo uma ótima semana para você. 

Se curtiu o post, deixe um comentário e se quiser entrar em contato comigo para fazer alguma sugestão de post ou até mesmo pedir conselhos, é só clicar em Contato e me enviar um e-mail. 

AH! E não esqueça de curtir a fanpage no Facebook e seguir no Instagram (@blogheyflavia) para ficar sabendo dos posts novos e novidades do blog. E siga no twitter (@blogheyflavia). Clique AQUI para curtir a fanpage do blog! Beijos ;*

Nenhum comentário

Postar um comentário

Obrigada por ler este conteúdo do blog e deixar seu comentário. É muito importante receber o seu feedback.
OBSERVAÇÕES:
- Deixe o link do seu blog para eu conhecer.
- Marque a opção "notifica-me" para você saber quando eu responder seu comentário.
- É proibido qualquer tipo de comentário ofensivo.
- Qualquer sugestão a ser feita, entre em contato.

Seja bem vinda(o) e volte sempre!